Elevação da Mama – Mastopexia

Olha ao espelho e salta-lhe à vista o seu peito descaído, longe da firmeza que em tempos teve? Quer recuperá-la? A Mastopexia pode ser a solução para si.

2 horas
Desde 6500€
Preço de referência da cirurgia de Elevação da Mama – Mastopexia
Geral
Regresso ao trabalho: 1 a 2 semanas. Prática de exercício físico: 1 mês. Melhoria das cicatrizes: vários meses a um ano.
Efeitos Secundários:

Temporariamente nódoas negras, inchaço, dormência, desconforto e pele seca. Cicatrizes permanentes.

Riscos:

Infeção, cicatrizes espessas ou alargadas, perda de pele. Mamilos assimétricos. Perda permanente da sensibilidade dos mamilos ou da pele da mama.

Duração dos resultados:

Variável. Envelhecimento, gravidez e alterações de peso podem causar nova ptose da mama. Os resultados podem ser melhorados ou durar mais quando são colocados ao mesmo tempo implantes mamários.

Internamento:

Ambulatório. Por vezes 1 a 2 dias de internamento.

Tem dúvidas em relação aos tratamentos? Quer esclarecer algum aspecto sobre os procedimentos envolvidos?

Não hesite em contactar a nossa equipa para esclarecer qualquer questão.

Contacte-nos

A cirurgia de elevação mamária é bastante procurada entre muitas mulheres e as pacientes que chegam à Clínica Atlanta não são exceção. A tendência é compreensível: o descaimento da mama prejudica a autoestima e a autoconfiança, o que leva as mulheres a procurarem soluções.

Se se revê nesta situação, na Clínica Atlanta encontra o Dr. Seixas-Martins e a sua equipa, especialistas neste tipo de cirurgia. Em consulta, será determinado se a Mastopexia é o procedimento adequado para o seu caso e para conseguir realmente o efeito de elevação da mama que deseja.

O que é a Mastopexia?

A Mastopexia é uma cirurgia para levantamento da mama. A intervenção consiste na remoção do excesso de pele em torno da mama, com o objetivo de devolver a firmeza perdida.

Esta intervenção também pode ser indicada em casos nos quais existe uma assimetria relativamente à posição da mama, permitindo simetrizar.

 

A que tipo de casos dá resposta a Mastopexia?

O descaimento (ptose mamária) e a flacidez do peito podem ser motivados por vários fatores. A gravidez é um dos mais comuns: durante uma gravidez, a pele do peito é naturalmente esticada e, depois da fase da amamentação, esvaziada.

Em mulheres com variação de peso, o descaimento da mama também pode ocorrer. E em mulheres com mama mais volumosa, a natural passagem do tempo pode também provocar o seu descaimento.

A Mastopexia pode dar resposta a estes quadros, conjugada por vezes com outros procedimentos (como a Mamoplastia de Aumento, que envolve a colocação de próteses, ou a Mamoplastia de Redução), consoante a avaliação realizada pelo Dr. Seixas-Martins em consulta .

 

Mastopexia: o pré-operatório

O Dr. Seixas-Martins irá explicar-lhe, em consulta, todos os cuidados que deve ter no pré-operatório. Nesse momento deve também tirar eventuais dúvidas e fazer todas as questões que necessita para ficar totalmente esclarecida.

Neste contexto, ao médico, deve ainda:

  • Informar sobre a medicação que está a tomar
  • Informar sobre alergias
  • Informar sobre eventuais doenças ou quadros de saúde.

 

A preparação para a Mastopexia envolve a realização de alguns exames prescritos pelo cirurgião e poderá ser necessário interromper a toma de medicamentos e contraceptivos. Se for fumadora, poderá ser necessário que deixe de fumar algumas semanas antes da cirurgia.

Deverá fazer o período de jejum prévio à intervenção indicado pelo médico.

 

Mastopexia: a cirurgia

Para retirar o excesso de pele e devolver a firmeza à mama, o Dr. Seixas-Martins faz um corte em torno das aréolas e da sua parte inferior até à parte inferior da mama. O Dr. irá avaliar qual a incisão mais adequada no seu caso, mas será feita recorrendo a uma das técnicas seguintes:

  • Corte periareolar: pouco comum, esta técnica é usada quando é necessário remover pouca quantidade de pele
  • Periareolar e vertical: esta técnica é usada quando é necessário reposicionar a aréola mais acima, sem retirar uma grande quantidade de pele
  • T-invertido: técnica usada nos casos em que é necessário remover uma quantidade significativa de pele.

 

O cirurgião plástico irá definir a incisão de acordo com vários fatores, como o descaimento em si, a elasticidade e o excesso da pele, o tamanho e a forma da mama e das aréolas, bem como a sua posição.

Feito o corte, é então retirado o excesso de pele e é realizado o reposicionamento necessário na mama para um resultado perfeito. No final, o corte é fechado com pontos.

A técnica usada no corte irá definir o tipo de cicatriz resultante da Mastopexia. No pós-operatório, o Dr. Seixas-Martins irá indicar os cuidados a ter para garantir que a cicatriz tenha pouca expressão, mas de acordo com o corte realizado, deve esperar a cicatriz em diferentes zonas da mama:

  • Com corte periareolar: cicatriz em torno da aréola
  • Com corte periareolar vertical: cicatriz em torno da aréola e na parte inferior da mama
  • Corte T-invertido: cicatriz por baixo da mama com formato em T.

Ao longo do tempo, a cicatriz tenderá a ter menor expressão.

 

Mastopexia: o pós-operatório

Depois da cirurgia de Mastopexia deverá usar um sutiã pós-cirúrgico, disponibilizado pela equipa médica. Irá sentir alguma sensibilidade e desconforto na zona intervencionada ao longo das semanas seguintes. Na maioria dos casos, a recuperação costuma ser rápida e sem dor, controlada pelos analgésicos prescritos.

O Dr. Seixas-Martins irá informá-la sobre os cuidados e comportamentos específicos no seu caso a adotar para uma recuperação suave e sem complicações, mas independentemente das características do seu caso, deve seguir estritamente as indicações da equipa médica, tomar a medicação tal como foi prescrita e não fazer esforços no dia da Mastopexia, nem nos dias seguintes.

Os resultados finais são visíveis ao fim de dois meses.

 

Que complicações podem ocorrer depois da Mastopexia?

Na Clínica Atlanta, a Mastopexia é realizada por uma equipa com décadas de experiência e que já tratou milhares de pacientes, sendo uma cirurgia segura. Contudo, como qualquer intervenção cirúrgica, pode provocar algumas complicações, sobre as quais o Dr. Seixas-Martins também irá informá-la.

Para que saiba desde já o que pode esperar, listamos aqui algumas das complicações que ocorrem mais frequentemente depois de uma Mastopexia:

  • Hematoma
  • Problemas no processo de cicatrização
  • Seroma (acumulação de líquido na zona onde foi realizada a cirurgia)
  • Assimetria
  • Infeção

 

As perguntas mais frequentes sobre a Mastopexia

1 – Qual o valor da Mastopexia?

O valor de referência é 6500 euros, mas está dependente das especificações e características de cada caso. A realização de uma consulta de avaliação é essencial para que se possa analisar o quadro clínico de cada paciente e indicar o custo exato da intervenção.

 

2 – Qual a duração da Mastopexia?

A cirurgia dura cerca de duas horas e meia.

 

3 – Os resultados da Mastopexia são revertidos com uma gravidez?

Na larga maioria dos casos, os resultados da Mastopexia não se perdem depois de uma gravidez, mas se existirem indícios de novo descaimento da mama é possível avaliar novamente a situação em consulta.

 

A equipa do Dr. Seixas-Martins na Clínica Atlanta já tratou milhares de pacientes e de casos de Mastopexia. Marque a sua consulta de avaliação e tire todas as suas dúvidas com quem realmente sabe.

Ligar (*)
Marcar consulta